quarta-feira, 4 de maio de 2011

marcador de livro com imã

Oi! Sumi, né? Desculpe pela demora para atualizar, foi por motivos maiores hehe Mas voltei :)

Preparei um passo-a-passo de um marcador de livro especial, daqueles que ficam dobrados marcando bem a página com um imã, sem escapar de jeito nenhum. É o melhor de todos para quem carrega o livro que está lendo para lá e para cá.

Então vamos lá:

1- Recorte uma tira de qualquer papel (de preferência com maior gramatura, para ficar mais firme, mas pode até ser sulfite que dá certo). Eu aconselho aproximadamente 3cm por 15cm, mas mas dá para fazer do tamanho que desejar, sempre pensando que será usado dobrado... Também nem precisa ser uma tira especificamente, eu faço sempre com desenhos variados.




2- O imã você pode comprar em folha em papelarias ou usar um desses com telefones de pizzaria ou distribuidoras de água. Então é só descolar o imã do papel que ele ficará colante. As vezes alguns imãs velhos tirados da geladeira ao fazer isso ficam com restos de papel ou já perderam a cola, mas é só repassar, pode até ser com cola bastão.



3- Recorte o imã do tamanho necessário, dobre sua tira de papel exatamente na metade e cole os pedaços de imã, cuidando para que quando o marcador for dobrado os pedaços de imã se encaixem perfeitamente.


Espere secar e está pronto! :) *update: uma dica boa da minha amiga Amandha é encapar com papel contact, para durar mais*

O primeiro que eu fiz foi esse aqui, de rosa:



Também preparei um pdf com um desenho especial que vocês podem recortar e fazer seu próprio marcador usando essa idéia, é só baixar aqui. A menininha fica pendurada de cabeça pra baixo :)



-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Minha dica de leitura para utilizar esse marcador é o livro Só Garotos (Just Kids, no original), da Patti Smith.

"Eu ansiava por honestidade, mas encontrava desonestidade em mim mesma. Por que se comprometer com a arte? Pela autorrealização ou pela arte em si mesma? Parecia um capricho somar-se à massa de excessos, a não ser se isso oferecesse iluminação.

Muitas vezes eu me sentava e tentava escrever ou desenhar, mas toda aquela agitação maníaca nas ruas, somada à Guerra do Vietnã, fazia meus esforços parecerem sem sentido. Eu não conseguia me identificar com movimentos políticos. Quando tentava participar de algum, sentia-me tomada por outra forma de burocracia. Perguntava-me se alguma coisa que fazia tinha importância."

Essa é Patti Smith.

"Ele não tinha certeza se era uma pessoa boa ou não. Se era altruísta. Se era demoníaco. Mas de uma coisa tinha certeza. Era um artista. E jamais pediria desculpas por isso."

Esse é Robert Mapplethorpe.

O livro conta a história dos dois, companheiros, amigos, namorados... Uma "menina má tentando ser boa" e um "bom menino tentando ser mau"

Lindo.

2 comentários:

  1. amei a menininha, já estou usando a minha! :)

    ResponderExcluir
  2. Tenho blog e faço promoções com sorteio de livros, estava procurando dicas de como fazer marcadores personalizados para enviar junto... achei dicas bem parecidas na internet, aliás, boas dicas...mas eu estava com um problema no quesito em qual papel imprimir pra durar mais, pra não ficar rasgando fácil ou saindo a impressão com facilidade já que o marcador a gente pega muito pra mudar de página. E achei aqui a dica da sua amiga amiga Amandha de encapar com papel contact, para durar mais. Vou testar...
    E adorei a menininha de cabeça pra baixo, bem moderno

    Olha, só curtindo muito a dica pra insistir em comentar, porque tá difícil. Claro q cada um deixa o seu blog do jeito que quiser, mas essa coisa de ter que digitar letra e números que quase nunca são fáceis de entender, é um saco... desestimula o comentário

    ResponderExcluir