terça-feira, 5 de abril de 2011

TOP 5 - Sessão da tarde!

Eu realmente gosto de alguns filmes antigos que eu costumava assistir na sessão da tarde. Hoje, ver programas para criança é uma tristeza. Outro dia liguei na NICK (que passava hey!arnold, kenan e kel, cat dog, sabrina, ginger...) e agora é um canal baseeado em bob esponja, i-carly (?) e seriados mexicanos, e nem os filmes clássicos que passavam mil vezes nas tardes da globo passam mais.

5- Quero Ser Grande (Big, 1988)
Josh é apaixonado por uma menina que namora um cara mais velho com carro e tudo, desiludido resolve ir ao brinquedo mais assustador de um parque de diversão, e após ser barrado por falta de altura, pede para "ser grande" a uma máquina de desejos. O desejo é atendido e Josh vira Tom Hanks da noite para o dia, é expulso de casa pois sua mãe não o reconhece, e precisa enfrentar a vida adulta com apenas 12 anos de idade.

4- Nunca Fui Beijada (Never Been Kissed 1999)
Josie, jornalista de 25 anos tem uma chance para virar repórter: se disfarçar de estudante do seu antigo colégio e descobrir sobre um point dos adolescentes populares da escola. Acaba sendo um período em que ela revive seu própria adolescencia, mudando o fato de que ela era feia e excluída no passado. Josie se torna amiga das garotas populares, que vão fantasiadas de Barbie no baile de formatura, se apaixona pelo professor de literatura, e tem esse segredo de nunca ter sido beijada.

3- A Pequena Espiã (Harriet the Spy 1996)
Harriet adora ler e pretende ser uma escritora. Sua babá sugere como treino para atingir esse objetivo, começar a anotar tudo, e estudar o comportamento das pessoas. Harriet começa a espionar todos ao seu redor e escrever em seu caderno, desde coisas sobre um vizinho com muitos gatos até segredos de seus melhores amigos. Foi o primeiro filme da Nickelodeon!

2- Gremlins (1984)
Billy ganha de aniversário um Mogway, chamado Gizmo, bichinho aparentemente fofo comprado numa loja em Chinatown, que vem com algumas regras importantíssimas. Não molhá-lo, não expô-lo a luz do sol e não alimentá-lo após a meia noite.



A terceira regra é a mais importante, pois o Mogway vai chorar, fazer chantagem e pedir muuuuito por comida após a meia noite, mas se for alimentado sofre uma mutação: vira um Gremlin, que são uns monstrinhos bem inteligentes e destruidores, que dão uma risada diabólica. Tanto os Mogways quanto os Gremlins se molhados multiplicam-se, e se expostos a luz do sol, morrem.

No filme os Gremlins começam a destruir a cidade completamente, adoram o filme A Branca de Neve e os Sete Anões e são engrassadíssimos.



Gosto bastante dele porque os personagens não foram feitos com efeitos especiais, e sim através da manipulação de marionetes e outros tipos de bonecos, além de stop motion.

1- Matilda (1996)
Quando eu era criança me identificava muito com a Matilda, super queria ser ela, só porque sempre amei ler e cortava o cabelo igualzinho.



No filme Matilda é uma menininha extremamente inteligente e com muita vontade de aprender, mas tem uma família ignorante que vive em frente a TV que além de tornar sua vida um inferno, a proibindo de ler, por exemplo, a mandam para uma escola dirigida por uma mulher horrorosa. Logo ela descobre que tem poderes especiais de mover as coisas com o poder da mente e enfrentará Trunchbull, a diretora, junto com sua professora Miss Honey.


É muito boooom! Além da Mara Wilson ser uma gracinha e o filme todo ser super kitch, tem um monte de cenas inesquecíveis... tipo a Trunchbull girando a menininha pelas tranças, o garoto comendo um bolo de chocolate gigantesco num palco diante da escola toda.... Eu adoro!





ps: A Pam Ferris, que faz a Trunchbull, é a mesma atriz que faz a Tia Guida no Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, a que vira balão. Dois personagens REALMENTE insuportáveis.


-----------------------------------

Pra terminar, de referência tem a cena mais legal de todas da Matilda, que me inspirou a escrever o Top 5 com todo esse gostinho de infância :)

3 comentários:

  1. fiquei muito afim de assistir todos esses filmes de novo!

    ResponderExcluir
  2. para mim a melhor parte de 'Matilda' é quando a família está toda reunida na sala assistindo a uma programação grotesca e ela está lendo, os pais a obrigam a assistir e a TV explode. kitsch total!

    ResponderExcluir
  3. Você está certo, todos os bons filmes.
    Mas meu favorito era "The Neverending Story"
    (a história que nunca termina?).
    Seu blog é muito bom :)

    ResponderExcluir